Nooooossa! Faz tanto tempo que não escrevo e conteceram tantas coisas que resolvi dar o nome a este post de "Sobre todas as coisas". Aliás não sei se defeito ou virtude o fato é que eu só escrevo quando tenho realmente muita vontade, quando a coisa tá aqui no gogó, ou quando estou no meu ponto ótimo de criação, ou quando as coisas se encaixam perfeitamente, o clima, a situação política, a bolsa de valores, a sombra que bate no lado do computador... essas besteiras mesmo.
Mas hj eu senti uma enorme vontade de voltar aqui e relatar algumas coisas. Essa enorme vontade tem nome, endereço e no último dia 7 completou 4 meses de vida: Maria Eduarda. Valeu Duda, pela inspiração!!! Saí de sua casa convencida que com bem menos idade de que qualquer um de nós, vc é mais forte e vitoriosa. E seus pais exemplo de paciência e perseveração. Dudu e Astrid, passei a amá-los mais ainda!
Como você pode ver, caro leitor, conhecer Maria Eduarda , foi a melhor coisa desse 18 de setembro.
A melhor coisa de amanhã, eu já sei, ou pelo menos posso pressentir: ver o presidente Lula em Natal ao lado de nossa futura prefeita Fátima! Uhu! Mas sobre isto falo mais lá na frente!
Neste longo espaço de tempo que ficamos sem nos comunicar por aqui, uma das coisas mais bacanas que me aconteceu foi conhecer a capital do Chile: Santiago. Foi uma viagem maravilhosa que fizemos em meados de julho àquele país.
Santiago, ao contrário do que muitos dizem, é uma cidade muito bonita. Nunca fui à Europa, mas Santiago me pareceu européia assim de cara. Aliás eurolatina! Uma cidade elegante, pelo que o inverno confere a estas cidades, mas caliente como nós latinos, nas relações pessoais.
Um país que tem ao fundo a linda Cordilheira emoldurando-a, e o Oceano Pacífico banhando sua costa, não pode ser um país qualquer. Dalí com certeza muitos artistas tiraram suas inspirações, e assim sentimos ao conhecer duas das três casas de Pablo Neruda. Lindíssimas inspiradas pela paixão do poeta com o mar. Valparaíso é uma das cidades mais bonitinhas que já vi, imagino que para quem chega pelo mar a beleza seja ainda maior causada pelas inúmeras casinhas coloridas cravadas na montanha, fazendo um lindo sobe e desce de cores.
E as pessoas? Como são bonitos chilenos e chilenas! Porém um aspecto me chamou muito a atenção: o número de pré adolescentes fumantes em Santiago. Que triste! Me pareceu uma questão de saúde pública.
E subir a Cordilheira dos Andes? Estar a mais de 3000 m de altitude?! Pode rir mas me deu muito sono! Reação biológica à parte a experiência foi maravilhosa! E me senti pequena, muito pequena, assim como me senti quando visitamos a Pedra do Baú em Campos do Jordão no ano passado.
Aquela imensidão de branco e gelo, o céu azul azul, a neve, o verde reaparecendo cada vez mais que descíamos. Vou ficar velhinha e jamais vou esquecer da paz profunda que senti quando deitei na neve e olhei o céu azul do Chile.
Para Daniel:
" Amor, quantos caminhos até chegar a um beijo,
que solidão errante até tua companhia! "
Pablo Neruda
Para vocês:
" É proibido chorar sem aprender,
Levantar-se um dia sem saber o que fazer
Ter medo de suas lembranças.
É proibido não rir dos problemas
Não lutar pelo que se quer,
Abandonar tudo por medo"
Pablo Neruda
2 comentários:
Ahhhhh, como é bom ler seus escritos...me inspira a viver alegremente.Continue escrevendo...
Beijos!
Escreeeeeeeva
Postar um comentário